fbpx

Só se faz diamantes na pressão.

Buenos dias. Há uma máxima que diz: escolhas fáceis, vida difícil; escolhas difíceis, vida fácil. Se você está passando por um momento complicado, em que os desafios parecem grandes demais, desistir é uma opção fácil a se tomar. Continue firme. É sob pressão que os diamantes mais resistentes são forjados.

Resumão pá-pum

Confere o conteúdo escolhido a dedo na newsletter de hoje: 

  1. Radar de vagas. Os programas de estágio e trainee que estão abertos no momento reunidos em um único lugar.
  2. Hall da fama. O exemplo para você nunca mais usar a sua falta de experiência como desculpa.
  3. Para entrar + rápido. Quebrando o código: como as inteligências artificiais dos sites de vagas avaliam o seu perfil e te eliminam dos processos.
  4. Aula ao vivo. Guia completão para ser aprovado(a) nos processos seletivos.
  5. Para crescer + rápido. Como ser mais valorizado(a) no trabalho trabalhando menos.
  6. Atalhos. Corrida dos ratos: um artigo, um vídeo e um livro para entender esse conceito que guiará a sua vida até a aposentadoria.

Radar de vagas

Programas de estágio e trainee reunidos em um só lugar

Depois das duas primeiras edições da newsletter e feedbacks de alguns leitores, resolvi fazer algumas mudanças para melhor.

Eu pensei:

Ao invés de divulgar apenas uma vaga por semana, por que não:

  • compilar em um único lugar os programas de estágio e trainee abertos nos vários portais de vagas?
  • deixar as principais informações visíveis para você já decidir se vale a pena gastar tempo se inscrevendo?
  • adicionar valores como bolsas/salários que muitas vezes são confidenciais e as avaliações que os próprios funcionários andam soltando na internet?

Conheça o RADAR DE VAGAS onde você pode ter isso tudo em um único lugar. Ela é uma lista viva que será atualizada semanalmente e as principais alterações eu vou destacar aqui no e-mail.

Recados importantes:

  1. Você vai reparar que ela é bloqueada e apenas eu consigo editar;
  2. Você consegue fazer o download se quiser, mas fique atento(a) que a versão do seu computador não será atualizada caso eu faça alguma alteração online;
  3. Você pode compartilhar com amigos, familiares e grupos de WhatsApp, mas eu só peço para dar os devidos créditos, blz? Deu um trabalhão para criá-la e isso ajuda a valorizar o meu esforço.

Agora é contigo – aproveite sem moderação!

PS: Se você é uma universitária mulher cisgênero ou transgênero, o Programa Develop n’ Achieve Woman 2022 pode ser bem interessante. Se você é um(a) estudante negro(a), vale a pena dar uma olhada no Programa de Estágio Afirmativo do Carrefour.

Hall da fama

Você nunca mais vai usar a falta de experiência como desculpa

Você acha que a pouca experiência no seu currículo está te prejudicando nos processos seletivos? Se liga nesse relato.

Meu caminho se cruzou com o do Rodrigo no início da pandemia em maio de 2020.

Na época, ele tinha 17 anos, o ensino médio incompleto e queria uma mentoria para treiná-lo para sua primeira entrevista de emprego. Ele estava na última fase para uma vaga em vendas e nosso maior desafio foi extrair informações que pudessem se conectar com os requisitos da vaga porque o currículo dele era zerado. Como um garoto que nem a escola tinha concluído ia vender serviços de marketing para empresas?

Papo vai, papo vem e eu descubro que ele era envolvido em hobbies interessantes ajudando seu pai e irmã:

  • Pelo fato de gostar de finanças pessoais, ele começou a investir tão bem o dinheiro do pai, que indicou para os seus amigos, e na época fazia com que o Rodrigo fosse responsável por gerenciar mais de R$1 milhão de reais em ativos;
  • A irmã dele fazia medicina e postava conteúdo em um perfil para pré-vestibulandos e calouros. Ele criou uma conta na Amazon e passou a ganhar dinheiro vendendo livros que eram indicados por ela nas redes sociais.

Usamos esses hobbies que pareciam meio inocentes aos olhares de alguns, mas se mostraram tão valiosos que o fizeram ser contratado na época.

Aprendizado nº1: Você pode achar que hobbies pessoais ou atividades acadêmicas não podem ser levadas a sério como experiências, mas tudo depende de como você vende isso para o avaliador. Qualquer história que torne real suas habilidades e capacidade de execução são valiosas.

Calma que ainda tem mais!

Depois que ele entrou na empresa, o trabalho dele era usar o LinkedIn para prospectar clientes e vender os serviços de marketing.

Ele criou um perfil gratuito em maio de 2020 e começou a gastar horas fazendo conexão e trocando ideia com possíveis clientes.

Em menos de 2 meses, ele recebeu duas ofertas de emprego de pessoas que foram abordadas por ele, acredita?

Aprendizado nº2: Você pode achar que precisa ter experiências para chamar atenção de pessoas no LinkedIn interessadas em te contratar, mas mais uma vez esse é um pensamento equivocado. Se você for bom, você não precisa de experiência, mas saber mostrar seu potencial da forma certa para as pessoas certas que as oportunidades vão aparecer.

Se um garoto de 17 anos, no ensino médio e currículo zerado conseguiu fazer isso em 2 meses, imagina o que você consegue na sua graduação de respeito, atividades acadêmicas robustas e cursos de idiomas/softwares badalados. Basta saber como fazer acontecer

Para entrar + rápido no mercado

Como o robô dos sites de vagas te elimina dos processos

Em junho/2022, esse post polêmico no LinkedIn gerou +740 compartilhamentos e +1.500 comentários.

A bomba: Após ser reprovada nos testes online da Gupy, uma candidata fez um experimento e provou que a inteligência artificial da plataforma teria falhas bizarras em seus critérios de avaliação.

O bafafá foi tão grande que a Gupy fez uma live e lançou um artigo onde seus especialistas em inteligência artificial explicam como a plataforma avalia o perfil dos candidatos.

Isso nos dá a chance de ouro de entender as regras do jogo dentro da Gupy e como você pode jogar para ganhar. Vamos nessa?

Assim que você se inscreve na vaga, o campo “Sua Experiência” que contém os dados de formação, experiências, habilidades e conquistas são cruzados com as informações do campo “Responsabilidade e Requisitos” da descrição da vaga para medir a compatibilidade entre você e o cargo.

Aqui você já vira um número para o robô e cai num ranking onde será mostrado com destaque ao recrutador aquele que tiver mais fit com a vaga.

O segundo conjunto de informações levado em consideração na sua inscrição é:

  • a distância em linha reta da sua residência até o local de trabalho. Parênteses: e se você estiver disposto a se mudar quando passar na vaga, como vão saber?
  • Se tem indicação de algum profissional da empresa. Parênteses: quando eu falo que indicação reina no mundo corporativo você não acredita…

Chris, mas e os testes online? Sim, eles são levados em consideração, mas só vai somando (ou diminuindo) pontos no seu perfil à medida que você vai completando. Parênteses: depois do experimento da candidata pistola que bombou no LinkedIn, a gente vai duvidar por um bom tempo se realmente esses testes funcionam 🤣

Bom, naquilo que parece estar sob o seu controle, segue a lista do que você deve fazer para vencer o robô:

  1. Encha o seu perfil com palavras-chave que sejam recorrentes nas vagas que você está se candidatando. O robô é bem lógico: se tiver a palavra que ele quer, você sobe no ranking. Se não tiver, o seu concorrente sobe no ranking.
  2. Coloque sua residência perto de onde é a vaga de trabalho. Se tiver a opção de disponibilidade de mudança ou viagem, você marca também. O foco aqui é te levar até as fases de entrevista onde essa informação será realmente relevante. Se alguém te questionar algo, fala que “botei essa opção porque se eu for aprovado, me mudo pro lado do escritório no dia seguinte”.
  3. Faça networking com pessoas que trabalham nas empresas que você deseja e possam te indicar dentro das plataformas.

Aula ao vivo

Confira a gravação da Aula #01 e o tema da Aula #02

Se o ônibus pifou, a internet caiu ou seu cachorro comeu seu celular bem na hora da Aula #01 sobre o guia da aprovação em processos seletivos, relaxa que a gravação está no ar.

>> VEJA AQUI A GRAVAÇÃO DA AULA #01 <<

E no dia 14/07 às 20:30, acontecerá a Aula #02 sobre COMO FAZER NETWORKING PELO LINKEDIN. 

O networking bem feito é uma mina de ouro de indicações de estágio ou emprego. Nessa aula você vai aprender:

  • Os erros que queimam seu filme na hora do networking;
  • Como abordar o RH, gestores e profissionais sem ser inconveniente;
  • Como fazer networking na prática dentro do LinkedIn;

🔔 Ative o lembrete no meu canal do YouTube para receber as notificações quando a transmissão começar.

Para crescer + rápido no mercado

Como ser mais valorizado no trabalho trabalhando menos

Essa reflexão é algo que não tem base científica, não retirei de livros e não ouvi de especialistas. Essa reflexão é baseada na minha vivência e observações do mercado de trabalho.

Existem pessoas que são valorizadas no ambiente de trabalho com mais facilidade do que outras.

  • Será que elas trabalham mais?
  • Será que elas entregam mais?
  • Será que elas são parentes (ou amantes) dos chefões?

Tradução: o termo ‘valorização’ depende do que cada pessoa atribui como significado, podendo ser uma promoção, um aumento salarial, um reconhecimento público ou novos desafios de carreira, por exemplo, de forma individual ou combinada.

As causas variam de lugar para lugar, mas algo que não muda (e eu ensino aos meus alunos) é que se você for valorizado de alguma forma é porque alguém percebeu valor diferenciado naquilo que você entrega.

Repare que estou falando o termo ‘valor’ aqui e não necessariamente ‘mais trabalho’ ou ‘mais entregas’.

Complicado? Vou simplificar com essa analogia…

Suponha que possamos medir o ‘trabalho’ em uma balança. Se duas pessoas entregam 1kg do mesmo trabalho, uma não deveria ser mais valorizada que a outra, correto? Assim como 1kg de algodão tem o mesmo peso e vale a mesma coisa que outro 1kg de algodão.

Agora, quando mudamos a natureza do trabalho, o peso deixa de ser o mais relevante. Concorda que 1kg do mesmo algodão tem o mesmo peso de 1kg de diamantes? Eles não têm o mesmo valor, claro, mas possuem o mesmo peso. Nesse caso, a pessoa que entrega 1kg de ‘trabalho diamante’ será milhões de vezes mais valorizada que a pessoa que entre 1kg de ‘trabalho algodão’.

Pega a visão 🔥 quantas gramas de ‘trabalho diamante’ valem como 1kg de ‘trabalho algodão’? Essa é a pergunta que fará você ser super valorizado e trabalhar muito pouco.

Se você encontrar um ramo de atuação dentro do mercado que a sua entrega é vista como algo de muito valor, mesmo que entregue pouca coisa (trabalhe pouco), você continuará sendo valorizado e desejado pelas empresas.

Para fechar com chave de ouro a reflexão, não deixe de conferir os Atalhos abaixo.

Atalhos 

A expressão ‘corrida dos ratos’ é usada para descrever um exercício sem fim, autodestrutivo e inútil como os ratos de laboratório correndo naquelas rodinhas de gaiola. Não importa seu esforço ou velocidade, eles nunca sairão do lugar.

📚 No mundo do trabalho, essa expressão se popularizou com o livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki onde ele compartilha ensinamentos do porque a classe média trabalhadora, por mais trabalhadora que seja, quase nunca consegue conseguir níveis de riquezas altos e parar de trabalhar. Veja dois resumos animados do livro. (1) (2)

📺 Outra forma de entender a ‘corrida dos ratos’ é com a animação Happiness de Steve Cutts que retrata a rotina da classe média trabalhadora que não consegue ascender. Veja aqui essa obra-prima de 4min de duração.

📰 Para você que é novo e ainda não está dentro do mercado para sentir na pele os efeitos degradantes dessa rotina, a escritora Ruth Manu escreveu o texto A triste geração que virou escrava da própria carreira onde retrata de forma cruel os sentimentos que são difíceis de colocar em palavras.

♟️ carreira ágil

O seu primeiro emprego começa aqui. Sua dose semanal de informação para passar e crescer nas vagas de estágio, trainee e júnior que tanto deseja.

Análises, notícias e insights escolhidos a dedo para passar nos principais programas de estágio e trainee abertos, fazer sua carreira decolar e a concorrência comer poeira.

Até segunda, às 8:15 

Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

Deixe um comentário